Atualizado
sexta-feira, 3 de abril de 2020
MANJUBA
A GRANDE IMPORTÂNCIA ECOSSISTEMA DA REGIÃO
Pequeno peixe de escamas e de cor branca brilhante, as manjubas apresentam uma faixa lateral no corpo. Diferencia-se das sardinhas por serem menores e mais esguias, seu comprimento varia de 9 a 14 centímetros, sendo as fêmeas, em média, maiores que os machos.
Manjuba, é uma espécie anádroma, ou seja, que migra do mar para as águas doces do rio para se reproduzir. A pesca desta espécie ocorria principalmente na boca do Rio Doce, sendo capturada apenas na época da sua reprodução, outubro a fevereiro (primavera/verão), período que coincide com a alta pluviosidade e temperaturas elevadas da região.
As manjubas de modo geral, são conhecidas em nível mundial pela sua importância econômica.
Ela também, é de grande importância ecológica, pois é uma parte importante da cadeia alimentar, já que serve de alimento habitual aos grandes peixes (robalo, bagres e outros), e é um consumidor primário, alimentando-se de plâncton. Dessa forma, a manjuba é essencial na manutenção do equilíbrio biológico e ecológico das águas marinhas auxiliando na transferência de energia desde os produtores até os predadores de topo.
Por enquanto a pesca das manjubas está totalmente interrompida, mas não deixa de ser, um verdadeiro espetáculo da natureza.
Povoação
A RELIGIOSIDADE EM POVOAÇÃO
Degredo
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Pontal do Ipiranga
ALUNOS DO PONTAL RECEBEM 2ª KIT MERENDA