Notícias

Acompanhe as novidades da Foz do Rio Doce

Atualizado sexta-feira, 3 de abril de 2020

MANJUBA

A GRANDE IMPORTÂNCIA ECOSSISTEMA DA REGIÃO


Pequeno peixe de escamas e de cor branca brilhante, as manjubas apresentam uma faixa lateral no corpo. Diferencia-se das sardinhas por serem menores e mais esguias, seu comprimento varia de 9 a 14 centímetros, sendo as fêmeas, em média, maiores que os machos.
 
Manjuba, é uma espécie anádroma, ou seja, que migra do mar para as águas doces do rio para se reproduzir. A pesca desta espécie ocorria principalmente na boca do Rio Doce, sendo capturada apenas na época da sua reprodução, outubro a fevereiro (primavera/verão), período que coincide com a alta pluviosidade e temperaturas elevadas da região.
 
As manjubas de modo geral, são conhecidas em nível mundial pela sua importância econômica.
 
Ela também, é de grande importância ecológica, pois é uma parte importante da cadeia alimentar, já que serve de alimento habitual aos grandes peixes (robalo, bagres e outros), e é um consumidor primário, alimentando-se de plâncton. Dessa forma, a manjuba é essencial na manutenção do equilíbrio biológico e ecológico das águas marinhas auxiliando na transferência de energia desde os produtores até os predadores de topo.
 
Por enquanto a pesca das manjubas está totalmente interrompida, mas não deixa de ser, um verdadeiro espetáculo da natureza. 
Compartilhar:
A RELIGIOSIDADE EM POVOAÇÃO

Povoação

A RELIGIOSIDADE EM POVOAÇÃO

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Degredo

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

ALUNOS  DO PONTAL  RECEBEM  2ª  KIT MERENDA

Pontal do Ipiranga

ALUNOS DO PONTAL RECEBEM 2ª KIT MERENDA

Anunciante

Receba nossas Newsletters

Contatos

Telefone(s)

+55 27 99732-9788 - Regência
+55 27 99981-4075 - Povoação
+55 27 99740-1610 - Degredo
+55 27 99781-7283 - Pontal