Notícias

Acompanhe as novidades da Foz do Rio Doce

Atualizado sexta-feira, 22 de maio de 2020

TRABALHO DE PARTO EM POVOAÇÃO

Conheça um pouco sobre essa atividade que foi uma prática comum durante um longo período


Não tem muito tempo que aqui no site da Foz, conhecemos a história de alguns benzedeiros e curandeiros de Povoação. Dessa vez vamos conhecer um pouco mais o trabalho das parteiras, um ofício que foi passado para diversas gerações.
 
Comunidades rurais na sua maioria igual Povoação, quer pela falta de assistência médica e pela distância dos centros de saúde, viviam em situação de isolamento, por isso o trabalho da parteira torna-se indispensável nessas localidades.
 
Algumas dessas pessoas exerciam esse ofício até os dias atuais em Povoação, em atendimento às moradoras que não conseguiam chegar aos hospitais ou que optavam pelo parto normal. No passado, a atividade era realizada por pescadoras, agricultoras e benzedeiras que aprenderam a realizar partos por conta própria e através da família.
 
Marcaram época em Povoação, como parteiras: Maria Eulália de Jesus (dona Marinheira), dona Feuza, dona Antônia, dona Julia Penha, dona Chiquinha (da Fazenda Esperança/Paraíso) entre outras importantes mulheres que contribuíram para o nascimento de tantas pessoas.
 
Elas cumpriram um importante papel social e eram identificadas como lideranças, por estabelecerem laços com as famílias, sendo muitas vezes escolhidas para serem madrinhas de crianças trazidas ao mundo por suas habilidosas mãos.
 
Conheça essa e outras histórias, no museu do CIC em Povoação!

 

Compartilhar:
DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS EM REGÊNCIA

Regência

DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS EM REGÊNCIA

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Degredo

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

ALUNOS  DO PONTAL  RECEBEM  2ª  KIT MERENDA

Pontal do Ipiranga

ALUNOS DO PONTAL RECEBEM 2ª KIT MERENDA

Anunciante

Receba nossas Newsletters

Contatos

Telefone(s)

+55 27 99732-9788 - Regência
+55 27 99981-4075 - Povoação
+55 27 99740-1610 - Degredo
+55 27 99781-7283 - Pontal