Notícias

Acompanhe as novidades da Foz do Rio Doce

Atualizado quarta-feira, 13 de maio de 2020

ARTEFATOS DA ÉPOCA

Conheça alguns objetos utilizados por antigos moradores da comunidade de Povoação


No início, os únicos habitantes dessa região litorânea de Linhares eram os índios botocudos. Mas vimos aqui mesmo nesse site que aos poucos outros moradores foram chegando à região, que passou a ser ocupada por colonos brancos e mestiços.
 
Com a cultura do cacau em alta, era necessário criar algumas ferramentas para o plantio e colheita das frutas e outras tarefas do cotidiano e não somente nas atividades rural, principalmente na área da pesca, marcenaria, pintura e dor lar, por exemplo.
 
As ferramentas de trabalho mais usadas na época são: podão (colher cacau), biscó, machado, tesourão (cortar crinas de cavalo), foice, remo, esporas, peixeira (faca grande), balaio, jiquis, etc… Uma curiosidade: existia um “ferro” de passar roupas que era utilizado brasas de carvão dentro do seu compartimento para aquecer.
 
Várias atividades só eram possíveis graças a essas ferramentas que na sua maioria eram construídas de forma artesanal e até os dias de hoje são manuseadas por vários agricultores, pescadores, comerciantes, donas de casa, entre outros. São artefatos que fazem parte da história de Povoação.
 
Visite o museu em Povoação (CIC) e conheça alguns utensílios da época.
Compartilhar:
DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS EM REGÊNCIA

Regência

DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS EM REGÊNCIA

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Degredo

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

ALUNOS  DO PONTAL  RECEBEM  2ª  KIT MERENDA

Pontal do Ipiranga

ALUNOS DO PONTAL RECEBEM 2ª KIT MERENDA

Anunciante

Receba nossas Newsletters

Contatos

Telefone(s)

+55 27 99732-9788 - Regência
+55 27 99981-4075 - Povoação
+55 27 99740-1610 - Degredo
+55 27 99781-7283 - Pontal