Notícias

Acompanhe as novidades da Foz do Rio Doce

Atualizado sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

BLOCO DE RUA E MASCARADOS

Durante muito tempo o bloco de rua foi a principal manifestação carnavalesca e folclórica de Povoação.


A história do carnaval de rua é algo muito importante para a cultura de Povoação. “Blocos de Cordões” como eram chamados na época, desfilavam pelas ruas ao som das marchinhas tocadas por instrumentos de sopro, de corda, pandeiro e sanfona.

Com o passar dos anos, aconteceu algumas mudanças: o fim dos clubes Ideal e Douradinho fez com que o carnaval fosse promovido nas ruas, de uma forma menos tradicional e com isso o bloco de rua passou a ser organizado de forma bem diferente, dessa vez dando lugar aos tambores (surdo) tarol e repiques.

Arildo Anchieta (Arildão) foi um líder dessa tradição do bloco de rua. Durante um longo período ele foi o responsável em organizar e administrar as canções que eram tocadas e cantadas por centenas de pessoas! Canções em forma de marchinhas que até hoje são lembradas.

Em 2003 o responsável pelo bloco passou ser o então atual e ainda presidente o senhor Silvério Barbieri que conta com o apoio do coordenador Gilis Costa e organizador Sirlei Monteiro. Silvério é um conhecido da comunidade, as pessoas sabem que o bloco de rua não vive sem ele, pois se trata de uma figura muito importante para a continuidade deste projeto.

“Eu gosto de ver a galera se divertir, desde criança eu já admirava essa tradição. E não consigo me ver fora desse ambiente, e olha que sou da igreja (risadas). Agradeço muito ao amigo Tarcísio Ramos e meu irmão Vagner Barbieri, pois estão sempre ao meu lado e queria também agradecer ao Peterson Pontes e seu pai Pedro Pontes que foram os patrocinadores durante muito tempo. Espero que essa tradição nunca se acabe” — disse Silvério Barbieri, presidente do bloco.

Uma homenagem à eterna Tia Eliete, uma simpática senhora que levou o nome de rainha do bloco! Era tradição passar em frente de sua casa para que ela pudesse acompanhar a multidão. Sem esquecer dos mascarados (grupo de crianças e jovens que usavam uma máscara). Uma curiosidade que as máscaras eram feitas de barro (para modelar) jornais e cola de farinha. É uma nostalgia lembrar dessa época.

O bloco se apresentará todos os dias de carnaval pelas ruas de Povoação! Venha conhecer.

Compartilhar:
DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS EM REGÊNCIA

Regência

DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS EM REGÊNCIA

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Degredo

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

ALUNOS  DO PONTAL  RECEBEM  2ª  KIT MERENDA

Pontal do Ipiranga

ALUNOS DO PONTAL RECEBEM 2ª KIT MERENDA

Anunciante

Receba nossas Newsletters

Contatos

Telefone(s)

+55 27 99732-9788 - Regência
+55 27 99981-4075 - Povoação
+55 27 99740-1610 - Degredo
+55 27 99781-7283 - Pontal