Notícias

Acompanhe as novidades da Foz do Rio Doce

Atualizado quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

A FOLIA DE REIS DE BICHO EM POVOAÇÃO

Durante todo o mês de janeiro até 3 de fevereiro a comunidade se rende a brincadeira de reis


A Folia de Reis de Bicho é a manifestação religiosa mais antiga de Povoação, um folguedo — espécie de teatro popular que foi comemorada pela primeira vez em 1960, graças a um grupo de moradores vindo de localidades próximas.

A festa começa no dia 3 de janeiro e termina no dia 3 de fevereiro. O auge dos festejos ocorre no dia 6 de janeiro, quando é celebrado o Dia de Santo Reis. Durante esse período, pessoas usam trajes típicos do tipo: chapéu com enfeite de fitas/espelho, calças preta e camisa branca.

Com o objetivo de levar a mensagem da chegada de Jesus Cristo, a tradição está em visitar as residências. O vaqueiro (tio Chico) têm a missão de vender o boi (um dos bichos da peça), que é apresentado ao dono da casa através de algumas rimas e danças. Os outros bichos que também fazem parte da folia de reis são: cachorro, sapo, serrote, loba, mulinha, catirina e cunhado (esse último é o preferido da galera, pois é o que corre atrás das pessoas).

“Hoje eu brinco Reis por causa da minha avó dona Argentina (Confira em notícias anteriores: www.fozdoriodoce.com.br/noticia/povoacao/195/dona-argentina-e-o-amor-pela-folia-de-reis). Juntamente com o amigo Jadilson Reis, fomos os primeiros a participar no grupo “dos adultos” e daí surgiu a ideia de criar o Reis Mirim, até porque começou a faltar integrantes. E logo após a saída do então mestre da época o senhor Arildo Anchieta (Arildão) ele me convidou para o seu lugar e estou até hoje. Já são vinte e três anos que faço parte desse evento, brinco desde os cinco anos de idade, e acredito que foi um dom que recebi do meu bisavô Arcelino Euzébio (antigo mestre). Todos os anos eu faço cerca de 25 músicas para o Reis e o congo." — Ressaltou Rafael Euzébio (mestre atual da folia de reis de Povoação).

Confira a agenda com os dias de apresentação e venham participar dessa divertida brincadeira:

Dia: 11/01/2020 (Lagoa da Viúva) 20h (ônibus sairá da avenida principal às 19h), valor da passagem R$ 5,00 reais.

Dia: 17/01/2020 (Povoação) 20h

Dia: 18/01/2020 (Regência) 19h

Dia: 03/02/2020 (Povoação) Encerramento na Igreja Católica da comunidade às 19h.

Compartilhar:
DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS EM REGÊNCIA

Regência

DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS EM REGÊNCIA

MORADOR DE DEGREDO FAZ PROMESSA PARA ACABAR A PANDEMIA

Degredo

MORADOR DE DEGREDO FAZ PROMESSA PARA ACABAR A PANDEMIA

ALUNOS DE PONTAL DO IPIRANGA RECEBEM MATERIAL PARA AUXILIAR NOS ESTUDOS

Pontal do Ipiranga

ALUNOS DE PONTAL DO IPIRANGA RECEBEM MATERIAL PARA AUXILIAR NOS ESTUDOS

Anunciante

Receba nossas Newsletters

Contatos

Telefone(s)

+55 27 99732-9788 - Regência
+55 27 99981-4075 - Povoação
+55 27 99740-1610 - Degredo
+55 27 99781-7283 - Pontal