Notícias

Acompanhe as novidades da Foz do Rio Doce

Atualizado quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

FESTA DO PADROEIRO SÃO BENEDITO DE POVOAÇÃO

No dia 27 de dezembro, a comunidade celebra mais um ano de fé, devoção e muito congo no dia do Santo Padroeiro


A primeira banda de congo de Povoação surgiu em 1930, era denominada Tambor de São Benedito, e contava apenas com dois tambores e duas ganzás (casaca). Entre os primeiros integrantes, podemos destacar: Leopoldo Barros, Francisco Geofino, Antônio Sirilo Barros, Manoel Nobre e como capitão oficial o senhor Vicente Sabino, fundador.

Uma peculiaridade é que no dia 24 de dezembro para o dia 25 de Natal a banda de congo de Povoação têm a tradição de amanhecer o dia tocando tambor a procura do mastro (madeireiro grande em cores azul e branco que é escondido durante a noite e que têm a finalidade de hastear a bandeira de São Benedito). Isso já acontece a vários anos e não há relatos de outras situações semelhantes, somente em Povoação esse ritual acontece.

A levantada do Mastro de São Benedito no Natal é considerada por todos o dia mais importante, pois é nesse momento que acontece a Procissão da Bandeira do Santo. Há também, a Celebração Eucarística e outras manifestações religiosas como: promessas, pedidos de proteção e milagres para o Santo Padroeiro.

Atualmente, a banda é formada por moradores locais e conta com uma quantidade de mais ou menos 20 integrantes, entre jovens, adultos e idosos. O capitão (responsável pela maestria e cânticos da batucada) é o que mais chama a atenção porque têm a função de dançar, apitar e coordenar todo o grupo.

Claudiones Soares e Sirlei Monteiro são os atuais capitães da banda de congo São Benedito. Uma homenagem ao nosso eterno Bilingo (Severino Barbosa Tito) um dos mais importantes e influentes personagens que já passaram na história da congada local.

Dia 27 de dezembro/2019 você é o nosso convidado para participar da Procissão em homenagem ao Santo Benedito e a Missa presidida pelo Pároco Pe. Wilderson Gama.

Compartilhar:
MANJUBA

Regência

MANJUBA

 Medidas são adotadas na comunidade de Degredo para resistência ao Coronavírus

Degredo

Medidas são adotadas na comunidade de Degredo para resistência ao Coronavírus

ALFABETIZAÇÃO INFANTIL EM ÉPOCA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Pontal do Ipiranga

ALFABETIZAÇÃO INFANTIL EM ÉPOCA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Anunciante

Receba nossas Newsletters

Contatos

Telefone(s)

+55 27 99732-9788 - Regência
+55 27 99981-4075 - Povoação
+55 27 99740-1610 - Degredo
+55 27 99781-7283 - Pontal