Notícias

Acompanhe as novidades da Foz do Rio Doce

Atualizado quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

DONA ARGENTINA E O AMOR PELA FOLIA DE REIS

Conheça um pouco dessa linda história de fé e gratidão


Em Povoação, temos grandes personagens que fazem parte da cultura e do folclore. E dona Argentina Barbosa é uma simpática senhora de 77 anos que se dedica à brincadeira até os dias de hoje.

A folia de reis de bicho é uma manifestação religiosa — espécie de teatro popular que foi comemorada em Povoação pela primeira vez em 1960. A festa começa dia 6 de janeiro (quando é celebrado Dia de Santo Reis) e vai até o dia 6 de fevereiro.

“Comecei a brincar essa folia através do meu tio e também com o meu esposo Cristóvão (figura também muito conhecida na comunidade). Eu sempre gostei de enfeitar os chapéus que pra mim são a parte mais linda do espetáculo. E antigamente eram tantas casas para tocar que amanhecia o dia e não dávamos conta de cantar em todas. Eu fico muito feliz quando toca as marchas de Santo Reis e fazem homenagem pra alguém que já se foi". — ressaltou dona Argentina, maruja do Reis há mais de 50 anos.

Assim como dona Argentina, outras pessoas foram ou são muito importantes para a continuidade, dessa tradição que faz parte da história da Vila. Uma homenagem ao eterno e falecido o senhor Oswaldo (o seu Vavá) e ainda muito presente e atuante senhora Juraci da Costa Mendonça (Dona Mozinha) que foram durante muito tempo os comandantes da folia.

Fiquem atentos, nos próximos conteúdos do site www.fozdoriodoce.com.br, vamos contar mais detalhes sobre a folia de reis na comunidade de Povoação.

Compartilhar:
FEIRA NA VILA

Regência

FEIRA NA VILA

SECRETÁRIO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE VISITA DEGREDO

Degredo

SECRETÁRIO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE VISITA DEGREDO

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO NO PONTAL AGORA TEM NOVIDADE

Pontal do Ipiranga

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO NO PONTAL AGORA TEM NOVIDADE

Anunciante

Receba nossas Newsletters

Contatos

Telefone(s)

+55 27 99732-9788 - Regência
+55 27 99981-4075 - Povoação
+55 27 99740-1610 - Degredo
+55 27 99781-7283 - Pontal