Notícias

Acompanhe as novidades da Foz do Rio Doce

Atualizado quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

DESOVAS DE TARTARUGAS MARINHAS EM POVOAÇÃO

O mês de dezembro é considerado o foco de desovas em toda a região da foz do Rio Doce


Nas proximidades da lagoa Monsarás em Povoação, existe um importante projeto de conservação das tartarugas marinhas (Projeto Tamar), que iniciou suas atividades de pesquisa na região em 1980. Nesta base, são desenvolvidas atividades de pesquisa, monitoramento e proteção da praia e ecossistema costeiro.

A praia de Povoação é um importante sítio de desovas de tartarugas no Estado. E nesse período próximo do verão, são centenas de tartarugas saindo do mar para colocar seus ovos na areia da praia. As principais espécies que se reproduzem no local são a tartaruga cabeçuda (Caretta Caretta) e a tartaruga-gigante (Dermochelys Coriacea).

Uma curiosidade, os primitivos utilizavam os ovos das tartarugas na alimentação. Com o impulso da navegação no Rio Doce, os ovos e a carne eram levados para as cidades ribeirinhas no norte do Espírito Santo, Minas Gerais e outros Estados. São muitos os relatos históricos e hoje, felizmente isso não acontece mais.

Ano que vem a partir de janeiro de 2020, o ovos começam a eclodir e os filhotes iniciam a sua jornada para a sobrevivência. Uma estatística comprova que a cada mil filhotes que nascem, somente um chega a fase adulta.

Acompanhe a soltura dos filhotes na programação de verão de Povoação que acontece todos os anos na praia, sempre aos sábados na parte da tarde.

Compartilhar:
DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS EM REGÊNCIA

Regência

DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS EM REGÊNCIA

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Degredo

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

ALUNOS  DO PONTAL  RECEBEM  2ª  KIT MERENDA

Pontal do Ipiranga

ALUNOS DO PONTAL RECEBEM 2ª KIT MERENDA

Anunciante

Receba nossas Newsletters

Contatos

Telefone(s)

+55 27 99732-9788 - Regência
+55 27 99981-4075 - Povoação
+55 27 99740-1610 - Degredo
+55 27 99781-7283 - Pontal