Notícias

Acompanhe as novidades da Foz do Rio Doce

Atualizado sexta-feira, 23 de agosto de 2019

BORDADOS DE POVOAÇÃO

Mulheres empreendedoras levam o nome de Povoação para todo Brasil com os seus bordados.


Existe um grupo de mulheres bordadeiras em Povoação que quando possível, se reúnem no CIC (Centro de Integração Comunitário) para criarem lindas peças em bordado. Por exemplo, batas, cangas e outros utensílios.

A ideia surgiu através do Projeto Tamar ainda nos anos 80, são cerca de quarenta anos de história, lógico que devido alguns problemas de gestão do Tamar teve uma época em que as coisas deram uma parada, mas hoje está tudo nos conformes novamente.

Essas “meninas” utilizam nos seus bordados uma técnica conhecida como correntinha. As peças produzidas são recolhidas e levadas para a comercialização nas lojas do Tamar. E isso gera uma renda extra para as bordadeiras, pois, à cada item produzido é repassado a elas um valor em dinheiro.

A imagem mostra que elas estão se capacitando cada vez mais. Na última sexta-feira dia 16 de agosto de 2019, elas participaram de uma oficina (Bordado e Macramê) que aconteceu na feira Lidera Agro em Linhares com apoio do SENAR.

E no mês de novembro dias 02 à 10 as bordadeiras de Povoação participam de uma importante feira capixaba: A Feira Arte Santa na Praça do Papa na Grande Vitória. Dessa vez com o apoio do SEBRAE e da Fundação Renova.

É o Povoado sendo bem representado. Com certeza o bordado é o mais importante símbolo da cultura artesanal da comunidade.

Compartilhar:
TEMPORADA DE DESOVA DAS TARTARUGAS MARINHAS

Regência

TEMPORADA DE DESOVA DAS TARTARUGAS MARINHAS

AGRICULTORES DE DEGREDO CULTIVAM PITAYA

Degredo

AGRICULTORES DE DEGREDO CULTIVAM PITAYA

TARTARUGAS MARINHAS - INÍCIO DO PERÍODO DE DESOVA

Pontal do Ipiranga

TARTARUGAS MARINHAS - INÍCIO DO PERÍODO DE DESOVA

Anunciante

Receba nossas Newsletters

Contatos

Telefone(s)

+55 27 99732-9788 - Regência
+55 27 99981-4075 - Povoação
+55 27 99740-1610 - Degredo
+55 27 99781-7283 - Pontal