Notícias

Acompanhe as novidades da Foz do Rio Doce

Atualizado sexta-feira, 15 de março de 2019

Família Costa - a mais antiga da região

Conheça os irmãos Costa e a tradicionalidade dos quilombolas de Degredo


A comunidade remanescente de quilombo do Degredo,é composta em sua base por 7 troncos familiares.Entre esses destaca-se a família Costa que é a mais antiga segundo estudos antropológicos.

Com histórico de liderança comunitária destaca-se o Sr. José Leite Costa(atual presidente da ASPERQUID-Associação de pescadores e remanescentes Quilombola de Degredo)e seu irmão Pedro Leite Costa(diretor cultural da ASPERQUID).

Além do aspecto de liderança são extrativistas e esbanjam conhecimento na área da pesca desde a produção dos artefatos até o beneficiamento do pescado.São apicultores,possuem amplo conhecimento das culturas ancestrais locais como grupo de Congo, jongo e folia de Reis, além de serem curandeiros tradicionais usando rezas e benzimentos e tratamentos patológicos através de ervas e plantas encontradas nas  matas e restingas nativas da própria comunidade.
 
Os irmãos Costa são exemplo e referência de liderança antiga da comunidade.Sendo esses conhecidos e respeitados não só no quilombo,mas também nas entidades que representam a luta e a resistência negra,como CONAQ(Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombola) e FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES.
Compartilhar:
TEMPORADA DE DESOVA DAS TARTARUGAS MARINHAS

Regência

TEMPORADA DE DESOVA DAS TARTARUGAS MARINHAS

DONA ARGENTINA E O AMOR PELA FOLIA DE REIS

Povoação

DONA ARGENTINA E O AMOR PELA FOLIA DE REIS

TARTARUGAS MARINHAS - INÍCIO DO PERÍODO DE DESOVA

Pontal do Ipiranga

TARTARUGAS MARINHAS - INÍCIO DO PERÍODO DE DESOVA

Anunciante

Receba nossas Newsletters

Contatos

Telefone(s)

+55 27 99732-9788 - Regência
+55 27 99981-4075 - Povoação
+55 27 99740-1610 - Degredo
+55 27 99781-7283 - Pontal